Qual a principal meta do projeto “as virtudes vão a escola”?

É ensinar às crianças e jovens da rede pública de ensino o valor de agir racionalmente, sabendo que isso os leva a vivência do prazer de sentir orgulho do resultado de ações racionais, que defendemos ser o que, de fato, é felicidade. Para tal, é fundamental torná-los “alfabetizados” nas virtudes (morais e intelectuais), isto é, que não só conheçam e valorizem as virtudes, mas também saibam como praticá-las, uma vez que é apenas por meio da prática das virtudes é que as crianças e jovens vão poder ter contato direto com as consequências boas que agir racionalmente tende a trazer (o que inclui a consequência de sentir o prazer da felicidade).

Como é o projeto na prática?

Estabelecemos parcerias com escolas da rede pública para que possamos oferecer presencialmente o curso extracurricular “Educação das Virtudes através dos Mitos Gregos”

Como os Mitos Gregos podem Ajudar?

As narrativas míticas podem ajudar pois tornam evidentes consequências ruins que a falta de sabedoria e raciocínio falho podem trazer, assim como que boas consequências podem ser produzidas com a prática das virtudes.

A partir dos mitos é possível então abordar as virtudes nos contextos dos personagens, mas também em situações correlatas do cotidiano do jovem.

Estrutura do Curso

  • Atividade extraclasse presencial com duas horas de duração;
  • 22 encontros semanais no total;
  • 25 alunos por turma, no máximo;
  • Turmas divididas em faixas etárias;
  • Ministrado por estudante de psicologia treinado(a) e supervisionado por Psicólogo(a).

Estrutura dos Encontros

  • Perguntas sobre a atividade de casa (geralmente é solicitado a prática de alguma virtude, observando as consequências);
  • Leitura do mito;
  • Início do debate reflexivo com perguntas do tipo “o que acharam da estória?”;
  • Debate reflexivo sobre o mito em si;
  • Debate reflexivo sobre perguntas relacionadas à situações correlatas da vida dos alunos;
  • Apresentação da atividade de casa.

Resultados na prática? Conheça como foi a experiência de alguns dos nossos participantes:

Fundamentação teórica

  • Livro de autoria dos cofundadores da escola das virtudes.
  • Artigo publicado por F. Osmo no períodico científico “Integrative Psychological and Behavioral Science”, entitulado “Basic evaluation process and some associated phenomena, such as emotions and reactive defense of beliefs”.

O que é a Virtudes em Ação?

É uma organização sem fins lucrativos focada no desenvolvimento das virtudes dos estudantes do nosso país, em especial da rede pública de ensino.

No que acreditamos?

  • Ninguém nasce virtuoso mas todos têm o potencial para se tornar.
  • Educação das virtudes não tem a ver com ensinar os jovens a simplesmente serem obedientes à regras.
  • Educação das virtudes se refere à ensinar os jovens a raciocinar melhor; a lidar bem com suas emoções para fazerem escolhas mais conscientes, e a se interessarem por saber cada vez mais sobre as coisas.

Diretores

F. Osmo, é mestre em Psicologia (UFBA), filósofo autodidata e autor de artigo internacional citado por pesquisadores de renomadas universidades (University of California, por exemplo). Há mais de cinco anos vem se dedicando a compreender o ser humano em seus aspectos universais com base na psicologia evolutiva e na filosofia Aristotélica. Cofundador da recém lançada Escola das Virtudes, empreendimento que visa oferecer cursos que preparam para a vida.

M. M. Borri, é psicóloga (CRP 03/22851), especialista em Logoterapia e Análise Existencial, com ênfase Clínica e Logoeducação pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), e possui larga experiência com educação de crianças em projetos sociais do Brasil e Exterior (México). Cofundadora da recém lançada Escola das Virtudes, empreendimento que visa oferecer cursos que preparam para a vida.

 

Recompensas

a partir de R$ 1,00 por mês

Só quero ajudar

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