Qual a principal meta do projeto “as virtudes vão a escola”?
É ensinar às crianças e jovens da rede pública de ensino o valor de agir racionalmente, sabendo que isso os leva a vivência do prazer de sentir orgulho do resultado de ações racionais, que defendemos ser o que, de fato, é felicidade. Para tal, é fundamental torná-los “alfabetizados” nas virtudes (morais e intelectuais), isto é, que não só conheçam e valorizem as virtudes, mas também saibam como praticá-las, uma vez que é apenas por meio da prática das virtudes é que as crianças e jovens vão poder ter contato direto com as consequências boas que agir racionalmente tende a trazer (o que inclui a consequência de sentir o prazer da felicidade).
Como é o projeto na prática?
Estabelecemos parcerias com escolas da rede pública para que possamos oferecer presencialmente o curso extracurricular “Educação das Virtudes através dos Mitos Gregos”
Como os Mitos Gregos podem Ajudar?
As narrativas míticas podem ajudar pois tornam evidentes consequências ruins que a falta de sabedoria e raciocínio falho podem trazer, assim como que boas consequências podem ser produzidas com a prática das virtudes.
A partir dos mitos é possível então abordar as virtudes nos contextos dos personagens, mas também em situações correlatas do cotidiano do jovem.
Estrutura do Curso
- Atividade extraclasse presencial com duas horas de duração;
- 22 encontros semanais no total;
- 25 alunos por turma, no máximo;
- Turmas divididas em faixas etárias;
- Ministrado por estudante de psicologia treinado(a) e supervisionado por Psicólogo(a).
Estrutura dos Encontros
- Perguntas sobre a atividade de casa (geralmente é solicitado a prática de alguma virtude, observando as consequências);
- Leitura do mito;
- Início do debate reflexivo com perguntas do tipo “o que acharam da estória?”;
- Debate reflexivo sobre o mito em si;
- Debate reflexivo sobre perguntas relacionadas à situações correlatas da vida dos alunos;
- Apresentação da atividade de casa.
Resultados na prática? Conheça como foi a experiência de alguns dos nossos participantes:
Fundamentação teórica
- Livro de autoria dos cofundadores da escola das virtudes.
- Artigo publicado por F. Osmo no períodico científico “Integrative Psychological and Behavioral Science”, entitulado “Basic evaluation process and some associated phenomena, such as emotions and reactive defense of beliefs”.
O que é a Virtudes em Ação?
É uma organização sem fins lucrativos focada no desenvolvimento das virtudes dos estudantes do nosso país, em especial da rede pública de ensino.
No que acreditamos?
- Ninguém nasce virtuoso mas todos têm o potencial para se tornar.
- Educação das virtudes não tem a ver com ensinar os jovens a simplesmente serem obedientes à regras.
- Educação das virtudes se refere à ensinar os jovens a raciocinar melhor; a lidar bem com suas emoções para fazerem escolhas mais conscientes, e a se interessarem por saber cada vez mais sobre as coisas.
Diretores
F. Osmo, é mestre em Psicologia (UFBA), filósofo autodidata e autor de artigo internacional citado por pesquisadores de renomadas universidades (University of California, por exemplo). Há mais de cinco anos vem se dedicando a compreender o ser humano em seus aspectos universais com base na psicologia evolutiva e na filosofia Aristotélica. Cofundador da recém lançada Escola das Virtudes, empreendimento que visa oferecer cursos que preparam para a vida.
M. M. Borri, é psicóloga (CRP 03/22851), especialista em Logoterapia e Análise Existencial, com ênfase Clínica e Logoeducação pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), e possui larga experiência com educação de crianças em projetos sociais do Brasil e Exterior (México). Cofundadora da recém lançada Escola das Virtudes, empreendimento que visa oferecer cursos que preparam para a vida.