Hey pessoal, aqui é a Isabella Lubrano!
Se você chegou aqui no Padrim, é bem capaz que você já conheça o meu canal Ler Antes de Morrer no YouTube.
O projeto Ler Antes de Morrer surgiu em 2011.
No começo, ele era só um blog onde eu, então estudante de jornalismo, praticava redação e resenhava os livros que eu tinha que ler para a Faculdade. A brincadeira era tentar ler e resenhar 1001 livros antes de morrer - e daí o nome.
Mas uma revolução aconteceu em 2014: migrei para o YouTube e comecei a alcançar muito mais gente. O sucesso me levou a criar uma frequência semanal de publicações, escrever roteiros, encomendar vinhetas, imaginar novos quadros, desenhar banners e fazer tudo mais que tinha direito.
Enfim, o negócio se profissionalizou. Aos pouquinhos, o canal Ler Antesde Morrer começou a atrair a atenção das pessoas por aí. Afinal, não é em todo lugar que a gente acha conteúdo sobre literatura com qualidade e bom humor, não é verdade? Só o que nos falta (talvez) é modéstia :D
Hoje, a comundade Ler Antes de Morrer já reúne 500 mil inscritos
Em 2020, nossa página no YouTube se tornou o maior canal sobre livros em todo o Brasil! Já são mais de meio milhão internautas inscritos em toda as nossas redes sociais: YouTube, Instagram, Facebook e Twitter.
E ainda há quem diga que não existe vida inteligente na internet brasileira, não é?
Mas, para continuar existindo, é preciso apoio.
Atualmente, o Ler Antes de Morrer se sustenta de três formas:
1) Parceria com livrarias, como a Amazon, Saraiva e Livraria Cultura (Entendeu agora por que eu sempre insisto para comprar livros usando links que eu deixo na descrição dos vídeos? Isso garante uma pequena comissão para o canal)
2) Palestras em escolas ou empresas
3) Merchandisings, os famosos "publieditoriais"
Dá para manter o canal? Sim, mas com incertezas.
Nunca dá para saber quando serei convidada para palestras e eventos, nem a frequência dos vídeos publieditoriais. Para piorar a situação, o mercado editorial brasileiro há anos sofre as consequências da crise econômica.
Por isso, eu estou aqui no Padrim para abrir uma 4ª fonte de renda: o financiamento coletivo continuado.
A ideia não é ficar rica às custas de vocês, evidentemente. Meu objetivo é viabilizar uma via de financiamento que me dê segurança para tocar o projeto e investir em crescimento constante.
Com o apoio de vocês, consegui criar quadros novos, publicar mais vídeos semanalmente, criar um Clube do Livro e viabilizar um projeto de Leituras Coletivas completamente gratuito, que conseguiu fazer com que centenas de pessoas lessem obras clássicas pela primeira vez na vida.
Então, se você acredita neste Projeto, colabore!
Depois de seis anos incentivando o hábito da leitura na internet brasileira, eu ainda tenho energia para continuar este trabalho por muito, muito tempo... até a resenha número 1001!
Conto com seu apoio. Toda contribuição, não importa de quanto, é bem-vinda. E você ainda ganha recompensas!
Dê uma olhada nas nossas metas e recompensas e, se o seu coraçãozinho achar que é uma causa justa, ajude.
Qualquer dúvida, é só falar comigo! Aqui está o e-mail do Ler Antes de Morrer: [email protected]