FAQ

Aqui você encontra respostas para as principais dúvidas que podem surgir em relação ao Padrim. Caso a sua dúvida não esteja aqui, envie um e-mail para contato@padrim.com.br e nós responderemos a sua pergunta.

Padrinhos e Madrinhas

Como faço para me tornar um Padrinho ou Madrinha?

Quando o pagamento ocorre?

Quando e como eu recebo meu boleto?

Meu número de cartão de crédito é armazenado pelo Padrim?

Como eu edito o meu apoio a um projeto?

O que é um nível de recompensa?

O que é o Iugu?

Já paguei a fatura, mas recebi uma mensagem solicitando o pagamento, o que devo fazer?

Produtores

Como crio um projeto?

O que é uma Conta de Produtor?

Como e quando vou receber os apoios?

Como publico meu projeto?

Posso editar meu projeto?

O que é a Imagem solicitada no cadastro do projeto?

O que coloco no campo Site?

O que é a Tagline?

O que é a URL?

O que são Metas?

O que são Níveis de Recompensa?

O que é o Limite do Nível de Recompensa?

Como vejo quem são meus Padrinhos e Madrinhas?

Quais são as taxas envolvidas no recebimento?

O que é o valor Projetado?

Padrinhos e Madrinhas

Como faço para me tornar um Padrinho ou Madrinha?

Você só precisa criar uma conta, clicar em "Apadrinhar" na página do projeto que deseja apadrinhar, escolher uma forma de pagamento e o valor com o qual deseja contribuir. A partir desse momento você contribuirá mensalmente com o projeto escolhido!

Quando o pagamento ocorre?

Se você escolheu pagar através de cartão de crédito, o pagamento é realizado no dia 25 de cada mês. Você receberá uma fatura no dia 20 no e-mail que tiver cadastrado no Padrim, para poder conferir se está tudo certo.

Se você escolheu pagar por boleto, este vence no dia 20 de cada mês, e você o receberá no e-mail cadastrado no Padrim até o dia 15.

Quando e como eu recebo meu boleto?

Os boletos serão sempre enviados automaticamente para você através do e-mail cadastrado no Padirm até o dia 15 de cada mês, com o vencimento marcado para o próximo dia 20.

Meu número de cartão de crédito é armazenado pelo Padrim?

Não, o Padrim não armazena este tipo de informação. As informações necessárias são utilizadas pelo Iugu, empresa parceira do Padrim responsável pelos pagamentos. No caso do cartão, o que é armazenado pelo Iugu é o token da transação, um código gerado exclusivamente para esta operação e que não pode ser reutilizado.

Como eu edito o meu apoio a um projeto?

Na página Apoios e Projetos é possível visualizar quais são os apoios vigentes e editá-los através do botão "Editar Apoio".

O que é um nível de recompensa?

O produtor de conteúdo pode definir que, para determinadas faixas de contribuição, o padrinho ou madrinha recebe algum tipo de recompensa. Pode ser um agradecimento online, uma participação em programa ou até um brinde físico. Você escolhe qual a recompensa que deseja receber, desde que contribua com no mínimo o valor daquele nível.

O que é o Iugu?

Iugu é a empresa que gerencia as operações financeiras dentro do Padrim, sendo responsável por armazenar informações bancárias, realizar cobranças e transferências. Nos Termos de Uso, ela é referida como Financeira. Como é informado tanto nos termos de uso quanto no FAQ, as informações de cartão de crédito dos padrinhos não são armazenadas pelo Padrim, sendo de responsabilidade desta instituição financeira, bem como as informações bancárias dos projetos relativas ao processo de transferência.

No cadastro não é criada uma conta no iugu, o que o sistema do Padrim faz é cadastrar o seu usuário como cliente lá, para que as cobranças e apoios possam ser gerenciados. É por isso que os usuários deve aceitar os termos do contrato de consumidor do Iugu.

Já paguei a fatura, mas recebi uma mensagem solicitando o pagamento, o que devo fazer?

Não há necessidade de fazer nada. O pagamento de boleto pode levar até 2 dias úteis para ser registrado pelo sistema, e caso receba um e-mail avisando que o pagamento ainda não foi registrado, basta ignorá-lo. Quando o pagamento for registrado, você receberá um e-mail de confirmação de recebimento.

Produtores

Como crio um projeto?

Para criar um projeto basta clicar no link Cadastrar Projeto, preencher as informações necessárias e incluir, se achar necessário, metas e recompensas. Para poder receber os apoios é necessário também cadastrar uma Conta de Produtor, que pode ser cadastrada de forma independente do projeto.

O que é uma Conta de Produtor?

A conta de produtor contém as informações requisitadas pelo Iugu, empresa parceira do Padrim responsável pelos pagamentos, para que o projeto possa receber apoios. Uma vez enviadas as informações, a conta será validada pelo Iugu em até 2 dias úteis, e então o projeto poderá ser publicado para receber os apoios.

Como e quando vou receber os apoios?

Os apoios serão depositados diretamente na conta informada no cadastro da Conta de Produtor, sem custo adicional, no 1º dia útil de cada mês.

Os recebimentos trarão os valores recebidos por boleto no mês anterior e as contribuições de cartão de crédito do mês anterior a este. Por exemplo, no dia 1º de novembro o Produtor receberá em sua conta as contribuições feitas via boleto referentes ao mês de outubro e as contribuições feitas via cartão referentes ao mês de setembro.

Como publico meu projeto?

Você pode publicar seu projeto em: Minha Conta > Apoios e Projetos > Meus Projetos. Ao lado das informações do seu projeto, está o botão Publicar. É nessa página também que você poderá gerenciar seu projeto.

Posso editar meu projeto?

Você pode editar seu projeto a qualquer momento, antes ou depois de publicá-lo, em: Minha Conta > Apoios e Projetos > Meus Projetos. Ao lado das informações do seu projeto, está o botão Editar.

A única restrição de edição é no caso dos níveis de recompensa. Não é possível aumentar o valor de um determinado nível de recompensa, caso algum padrinho ou madrinha já a tenha selecionado.

O que é a Imagem solicitada no cadastro do projeto?

É a imagem que serve como capa do projeto, tanto na página do projeto, quanto nos cards que aparecem na home e no índice de projetos do Padrim. Recomendamos que a imagem tenha uma proporção de 16:9 (widescreen), e seja em alta resolução (1280x720 é o ideal), para garantir uma boa exibição sem distorções na maioria dos monitores.

O que coloco no campo Site?

Esse é o link para o site principal do seu projeto. Pode ser o seu site, o seu canal no Youtube ou qualquer outro link que seja a fonte do seu conteúdo na internet.

O que é a Tagline?

A tagline é uma frase curta que será exibida nos cards do projeto, que aparecem na home e no índice de projetos do Padrim. Limitado a 60 caracteres.

O que é a URL?

Este campo define qual será a url personalizada que levará diretamente à sua campanha de financiamento coletivo no Padrim, tornando mais fácil para seus fãs encontrarem o projeto.

O que são Metas?

As metas mostram aos seus padrinhos e madrinhas o que acontece quando a sua campanha atinge um determinado valor de arrecadação mensal. O projeto pode ter múltiplas metas, cada uma representando um conteúdo extra ou algo especial que será realizado para seus fãs.

O que são Níveis de Recompensa?

Os níveis de recompensa representam incentivos e presentes para os padrinhos e madrinhas que apoiarem o projeto com um valor específico. Pode ser um agradecimento online, uma participação em programa ou até um brinde físico. O padrinho ou madrinha escolhe qual a recompensa que deseja receber, desde que contribua com no mínimo o valor daquele nível.

O que é o Limite do Nível de Recompensa?

Os níveis de recompensa podem ser limitados pela quantidade de padrinhos/madrinhas que o escolhem. Caso o produtor queria oferecer uma recompensa que não possa ser disponibilizada para qualquer número de pessoas, pode-se utilizar o campo Limite para definir o número máximo de padrinhos/madrinhas que podem escolher este nível. Caso o número seja atingido o nível continuará visível, mas não poderá ser selecionado.

Como vejo quem são meus Padrinhos e Madrinhas?

Em: Minha Conta > Apoios e Projetos > Meus Projetos. Ao lado das informações do seu projeto, está o botão Gerenciar Projeto. Neste link é possível visualizar a lista de padrinhos e madrinhas ativos, além de informações sobre eles, como e-mail, perfil de Facebook, e realizar o envio de mensagens individualmente ou em grupos.

Quais são as taxas envolvidas no recebimento?

As taxas envolvidas são:
● 5% da contribuição, destinado ao Padrim.
● 4,5% + R$0,30 para apoios realizados no cartão de crédito.
● R$2,50 para apoios realizados no boleto.
Os custos fixos (R$0,30 para o cartão e R$2,50 para o boleto) serão divididos entre todos os apoios realizados pelo padrinho ou madrinha. Não existem taxas associadas ao depósito dos valores, realizados diretamente na conta informada na Conta de Produtor.

O que é o valor Projetado?

O valor Projetado é um totalizador que soma os valores dos apoios dos padrinhos e madrinhas desconsiderando os inadimplentes. Este valor ajuda a dar uma projeção um pouco mais realista do valor a ser recebido pelo Produtor no mês vigente.