Se você está aqui com a intenção de apoiar o trabalho do Peixe Babel, deixo aqui o meu muito obrigada! Seja bem-vindo!
Me chamo Camila Laranjeira, e caí de paraquedas no universo da divulgação científica. Comecei o canal Peixe Babel em 2014, com a intenção despretensiosa de falar sobre o meu trabalho com inteligência artificial. Sempre fui muito apaixonada pela minha pesquisa, e parafraseando Carl Sagan: "quando você está apaixonado, você quer contar para o mundo". Meu objetivo com o Peixe Babel desde sempre é permitir que vocês enxerguem a inteligência artificial (e às vezes a computação de forma geral) através dos olhos de uma pessoa apaixonada, e descubram o tanto de coisa legal que dá pra fazer com zeros e uns. Mas aos poucos fui entendendo melhor o significado de divulgar ciência na Internet e adaptando o conteúdo para explorar ao máximo o potencial do que tinha produzido. Hoje o canal é um meio de popularizar o conhecimento das áreas de robótica e inteligência artificial, tornando-o acessível aos mais diversos públicos. Não busco explicar minusciosamente conceitos técnicos e complicados, apenas te familiarizar com a existência dos conceitos, despertando o seu interesse. Seja você um simples curioso, um entusiasta da área, ou até um profissional, o Peixe Babel traz temáticas e debates que podem te interessar.
Só que nem tudo são flores, fazer vídeos semanais exige um grande investimento de tempo, que já é um recurso raríssimo. O processo de produção vai desde o brainstorm de ideias, passando pela pesquisa sobre o tema, escrita do roteiro, gravação, edição, divulgação em diferentes redes sociais… (ufa!) Sem contar o tempo dedicado a responder os comentários. Isso tudo precisa ser feito sem deixar de lado a minha vida acadêmica (o principal motivador do canal), e como é mesmo o nome daquele negócio? Dormir! Além disso ainda tem o investimento financeiro: câmera, iluminação, microfone, etc. A mesma grana que me sustenta, também sustenta as ferramentas que uso no canal. E pasme: é apenas uma bolsa de mestrado.
Mas é aí que você entra! Se você curte o trabalho que eu faço e quer me ajudar a fazer algo ainda melhor, você pode contribuir com qualquer valor aqui pelo Padrim! Continuarei fazendo os vídeos semanais como sempre, mesmo que esteja recebendo R$0,00 como já era antes, mas com o seu apoio poderei inicialmente melhorar a qualidade dos vídeos que você assiste (sem ter que passar fome), e no futuro diversificar o conteúdo do canal, podendo por exemplo fazer vídeos interdisciplinares acompanhada de profissionais das mais diferentes áreas. E idealmente quem sabe um dia faça da divulgação científica a minha principal profissão!