1 de 2

Atender 10 professores da E.E 6 de junho

R$ 400,00
0.0%

A E.E. 6 de junho, fica de frente ao Sesc e a 1 ano é atendida pelo projeto, mas sem recurso não poderemos continuar a atividade. O atendimento ocorre toda quarta feita as 18h30, durante 3 meses.

2 de 2

Atender 10 professores do EJA

R$ 800,00
0.0%

Atender a equipe de Educação de Jovens e Adultos da cidade de Uberlânida/MG


 

 


CENÁRIO


Em Uberlândia, Minas Gerais, Segundo on Jornal Correio "A cada cem professores efetivos da rede estadual de ensino de Uberlândia, 14 estão licenciados atualmente para tratar problemas de saúde. São 1.330 professores efetivos nas escolas estaduais uberlandenses e 192 (14,4%) estão afastados para fazer tratamento de doenças, segundo a Secretaria Estadual de Educação" (2011) e de acordo com Secretaria de Municipal de Educação  em 2016 já ultrapassam os 2 mil educadores diagonosticados com depressão, stress e desequilibrio psico-emocional. Segundo a Revista Cientifica Integrada da UNAERP esses sintomas são classificados como a "silenciosa doença do professor', burn out (expressão americiana quando um fusivel ou lampada queimam) ou mal estar docente. 

Essa condição cria desinteresse, aversão ao trabalho e devido a isso reduz consideravelmente a qualidade da Educação, e ocorre pela continua exigencia de qualidade para o docente sem condições trabalhistas para mante-la. Com o estado emocional e piscologico abalado, a quantidade de atestados só aumenta e a longo prazo quem sofre são os alunos, que ficam em constante conflito com um professor que não tem mais condição para Educar.

Por isso a Narrativa da Imaginação, desenvolveu o Projeto Amor Docente para o bem estar e empoderamento ao professor/a e os profissinais relacionados feito através de tratamento terapêutico em grupos, seguindo a abordagem de Grupo de Crescimento, um instrumento que tem como intenção o bem-estar e o autoconhecimento, trazendo a tona aspectos importantes da nossa consciência, e resgatando aprendizados das nossas origens.

Através da interação do grupo, e de várias técnicas, o Grupo de Crescimento lhe ensina a ser seu próprio curador, e ensina sua mente a estar tranquila e capaz. Você tem um nome, você tem uma história de origem, e você pode utilizar todo este conhecimento a seu favor, e a favor de sua evolução pessoal e profissional.


DESCRIÇÃO DO PROJETO


Obetivo Geral: melhorar a qualidade da Educação melhorando a saúde psico-emocional dos educadores e profissionais da educação

Duração da Sessão: 1h15 (uma hora e quinze minutos) por semana.

Duração do projeto: Três meses em período letivo. 

Dias e horários disponíveis: Selecionados pela Escola.

Local de atendimento: espaço cedido pela escola.

Número de participantes por grupo: 6 á 10


EQUIPE DA NARRATIVA DA IMAGINAÇÃO


Coordenação 

Pedro Lucas Silva Sá: Engenheiro químico formado pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor na rede privada de ensino. Docente com experiência de 4 anos na rede público-privada de ensino médio, entusiasta em assuntos sobre educação e desenvolvimento pessoal.

Psicologos

  • Pedro de Falco Fernandes

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário do Triângulo – UNITRI. Formação em Hipnose Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson de BH. Especialização em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Pós-Graduação Unisaúde – IPGU

  • Daniele Laiane Guiso

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, psicóloga clínica e hipnoterapeuta. Realizou projetos de extensão, em grupo, na área de escolar vinculado a instituição ESEBA, que consistiu na formação de professores da rede pública e na área clínica com público travesti e transexual intitulado “Em cima do salto” no Hospital de clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. Além disso, atuou nos estágios profissionalizantes na área clínica (hipnoterapia e terapia cognitiva-comportamental).


ESTRUTURA DO PROJETO


Módulo 1 – Apresentação do grupo e trabalho com sua história: a importância do nome e das expectativas
Módulo 2 – Introdução à respiração, à nossa parte sábia e ao Crescimento Saudável: como minha respiração cura a mim mesmo
Módulo 3 – A responsabilidade pelo nosso bem-estar: meus limites com o mundo
Módulo 4 – Feridas próprias e herdadas: me livrando do que é herdado
Módulo 5 – Minha dificuldade no meu relacionamento com os outros: as expectativas que temos
Módulo 6 – Eu aprendo a ficar em paz com os outros: a paz vem dentro de mim
Módulo 7 –  Descobrindo meus disfarces e aprendendo quem sou eu: eu aceito quem sou
Módulo 8 – Eu aprendo a me relacionar com meu corpo e emoções: eu lido com meu crescimento
Módulo 9 – Minhas dificuldades com a intimidade: aceito ser protegido e cuidado
Módulo 10 – O medo de estar completamente bem e de receber o que a vida me dá: eu descubro o que há de melhor ao meu redor
Módulo 11 – Avaliação de convívio: qual a minha visão atual diante do grupo.                                         

Módulo 12 – fechamento de ciclo:  Análise de resultados e retrospectiva do grupo.


REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA


Robles, T. Grupo de crescimento. Belo Horizonte: Editora Diamante, 2005

 

Recompensas

a partir de R$ 1,00 por mês

Só quero ajudar

0 Padrinhos e Madrinhas

a partir de R$ 10,00 por mês

Amigo/a da escola

0 Padrinhos e Madrinhas

a partir de R$ 25,00 por mês

Parceio/a da Escola

0 Padrinhos e Madrinhas de 100 possíveis

a partir de R$ 50,00 por mês

Adotando um/a professor/a

0 Padrinhos e Madrinhas

a partir de R$ 400,00 por mês

Empresa amiga da escola

0 Padrinhos e Madrinhas de 6 possíveis