Championship Manager 01/02 (também conhecido como CM 01/02) é um jogo de gerência de futebol para computadores, produzido pela Sports Interactive no ano de 2001. É considerado por jogadores e "amantes" do jogo como o melhor da série Championship Manager.

 

O jogo, mesmo sendo de 2001, segue tendo sua base de dados atualizada pelo fórum britânico Champman (https://champman0102.co.uk/forum.php), que sempre a cada 6 meses lança uma atualização de jogadores, clubes e staffs, buscando sempre atualizar todas as ligas. Porém, a atualização é apenas na base de dados e não na estrutura do jogo, que segue tendo os campeonatos com os formatos de 2001-02. Há patches neste mesmo fórum que atualiza também alguns campeonatos (o Saturn Patch), mas não para a liga brasileira, que tem o Brasileirão com 28 clubes e em sistema eliminatório (o conhecido mata-mata).

 

Eu, Giovani Santana, não sou programador, mas sempre gostei de modificar jogos. Em 2009 conheci o CM 01/02, que passou a ser meu jogo preferido de todos e em meados de 2011/12 passei a me interessar em editar coisas nele, com o intuito de deixá-lo mais atual e real, principalmente na liga brasileira. No período de 2012 até 2017, quase sempre que a atualização do Champman era lançada, eu fazia a "minha versão", que consistia em modificações que melhorava a experiência para quem joga o game na nossa liga nacional, tendo o Brasileirão com 20 clubes e em pontos corridos, a adição da 4ª divisão (Série D) e outras diversas melhorias. Tudo isso para ser usado em conjunto com a atualização Champman (ou seja, era um "addon", não uma atualização propriamente dita). Era chamado inicialmente de "Brazilian Mod" e posteriormente de "GS Mod". 

 

O Mod sempre era feito, em primeiro lugar, para uso próprio. Eu o compartilhava para ajudar o jogo a manter-se vivo no país, e até por causa disso atendia alguns pedidos de mudanças nas modificações, de coisas que eu não prentendia mudar. Mas sempre fiz, em primeiro lugar, para mim. E quando eu estive distante do jogo, naturalmente eu parei de fazer o Mod.

 

Mas é impossível não notar o impacto que ele teve na comunidade do jogo. Muitas pessoas continuaram a jogar o CM, mesmo sendo um jogo antigo, só por conta do mod e houve até casos de pessoas que passaram a jogar por causa dele. E muita gente tem insistido para que eu continuasse, sugerindo que eu aceitasse receber uma ajuda monentária, como forma de incentivo. Eu nunca havia aceitado, até pelo fato de se tratar de um game que é freeware. Porém, são muitas pessoas me sugerindo isso, eu analisei e decidi aceitar. 

 

Porque eu estaria disposto a voltar a ajudar a manter o jogo vivo, mesmo não se tratando mais do jogo que mais jogo atualmente, porém voltar a modificá-lo demandaria muito do meu tempo, então as doações seriam para compensar isso.

 

Pretendo então voltar a fazer um Mod para cada atualização Champman lançada, começando com a atualização de Março lançada recentemente.

Recompensas

a partir de R$ 2,00 por mês

Só quero ajudar

14 Padrinhos e Madrinhas